Post image

Levantamento aponta principais focos de queimadas em Araguaína - Tocantins

Um levantamento feito pela Prefeitura de Araguaína, no norte do Tocantins, e pelo Corpo de Bombeiros identificou os principais focos de queimadas da cidade, que estão na área urbana. Aparecem em lotes da avenida Filadélfia, uma das principais do município, e no setor Vila Couto, às margens da BR-153.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Tocantins está entre os estados que mais registra focos de queimadas, ficando em terceiro lugar no ranking nacional. Só em junho foram registrados, por dia, mais de 43 focos de incêndio.

Colocar fogo nos quintais e lotes baldios contribuem para colocar o estado nessa posição. "A prefeitura faz um serviço de asseiro nas áreas com maior fluxo de veículos, mas a população precisar ter consciência de que é necessário cuidar", diz o secretário da Defesa Civil de Araguaína, Ricardo Isaías.

Para tentar mudar essa realidade, a Secretaria de Meio Ambiente está realizado trabalhos de conscientização com a população.

"Nosso trabalho é orientação e recebimento de denúncias. Nós assinamos o protocolo do fogo, com apoio do Naturatins, entidades privadas e públicas para trabalhar no monitoramento e na prevenção de combate a incêndios na nossa cidade", afirma a superintendente de meio ambiente, Luana Barbosa.

 

Fonte: G1 Tocantins.