Post image

Governo anuncia programa nacional de estratégias para Cidades Inteligentes

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançará Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis.

O Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis do Governo Federal será responsável por estabelecer indicadores e metas, além de impulsionar soluções para a transformação das cidades brasileiras em cidades inteligentes, adotando inovações tecnológicas, modelos e práticas disruptivas, utilizadas para resolver problemas crônicos nas áreas de educação, saúde, trânsito, iluminação e segurança pública, saneamento, coleta e tratamento de resíduos, entre outros.

O programa será lançado em São Paulo no dia 23/7 pelo Secretário Nacional de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Vitor Menezes, durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019. Na ocasião estarão reunidos prefeitos, secretários municipais, gestores públicos, empresários e especialistas nacionais e internacionais, para debater sobre como a inovação tecnológica, de costumes ou estilo de vida, tem influenciado positivamente o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a consolidação desse novo conceito de gestão pública será coordenada pelo MCTIC, órgão designado pela Presidência da República para organizar e liderar a Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, que será responsável por reunir e congregar os interesses dos demais ministérios e setores representativos da sociedade no que tange o desenvolvimento de Cidades Inteligentes.