Post image

Como é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Se você gosta de ecoturismo a Serra de Caldas Novas é o local perfeito para você. O parque foi criado em 1970 para preservar as áreas de captação das chuvas que abastecem o lençol termal. Ele possui uma área de 123 km2. 

Segundo geólogos, a Serra de Caldas é a cratera de um vulcão extinto, que deu origem às águas quentes da região há cerca de 600 milhões de anos. Do alto da Serra a 1.043 metros de altitude, é possível avistar as cidades de Caldas Novas e Rio Quente.

No Parque Estadual da Serra de Caldas existem duas trilhas pelo cerrado brasileiro abertas ao público. São elas:

  • Trilha para Cachoeira da Cascatinha;
  • Trilha para Cachoeira do Paredão.

PESCAN Parque Estadual da Serra de Caldas NovasPESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Em uma única visita ao parque é possível fazer as duas trilhas. Para isso reserve no mínimo 3 horas. Nesse período você conseguirá fazer as duas trilhas e ainda desfrutar de bons momentos junto à natureza. 

No local tem um estacionamento gratuito que é bem grande, onde você poderá deixar seu veículo. Em seguida siga até a bilheteria para comprar seu ingresso. Atenção pois o pagamento deve ser feito somente em dinheiro.

ingresso custa R$ 10,00 e dá direito a visitar as duas cachoeiras e um museu onde são expostos animais empalhados típicos da região. 

Ao entrar no PESCAN uma funcionária do parque fará uma breve explicação sobre as trilhas e depois você estará liberado para começar sua aventura.

Como chegar ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN

O Parque está localizado entre Caldas Novas e Rio Quente, no sudeste goiano. Está distante a 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.

É bem fácil chegar ao Parque, pois todo o trajeto é asfaltado. Saindo da GO-309, trecho urbano em Caldas Novas, você andará aproximadamente 3 km e estará no Parque. Ele fica a 6 km do centro da cidade. 

Como é a estrutura do Parque PESCAN

No PESCAN não existe restaurante, lanchonete e nenhum lugar onde você possa comprar nem bebida nem comida, então é importante levar pelo menos água.

Se você tiver a intenção de passar o dia todo no parque, leve também um lanche.

No parque existem banheiros e também um bebedouro localizados na entrada. 

No parque existem muitas placas indicando o caminho que você deve seguir, como essa da foto aí embaixo. 

Ah! O Parque tem wi-fi gratuita. E acredita que o sinal da internet pega de dentro das cachoeiras? Foi bem legal, pois fizemos uma chamada de vídeo de dentro de uma delas e passamos inveja em nossos familiares!

Melhor época para visitar a Serra de Caldas

Passeios que envolvam conhecer cachoeiras não são recomendados em dias de chuva. Portanto, observe os meses que mais chovem na região e evite fazer sua viagem nesse período, são eles: dezembro, janeiro, fevereiro e março.