Post image

Comissão da Câmara diz que Orçamento deverá garantir integridade metodológica do Censo 2020

 

Comissão do Congresso responsável pelo Orçamento do ano que vem afirmou que assegurou ao IBGE a verba necessária para a pesquisa. IBGE já havia dito que Censo 2020 terá cortes.

A comissão do Congresso responsável por aprovar o Orçamento da União do ano que vem afirmou nesta quinta-feira (8) que garantiu verba suficiente para assegurar “integridade metodológica” e “comparabilidade histórica” do Censo 2020. A comissão, no entanto, não informou o valor previsto.

Em maio de 2019, a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Guerra, afirmou que haveria um corte de cerca de 25% no orçamento inicialmente planejado para a pesquisa. Com isso, o valor deve ficar em torno de R$ 2,3 bilhões.

Guerra também disse que o questionário completo do ano que vem terá menos perguntas do que os anteriores.

O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e tem abrangência nacional. Pesquisadores do órgão visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores – nível de estudo, trabalho, entre outras informações.

Depois de passar pela comissão, formada por deputados e senadores, o Orçamento da União tem que ser aprovado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional. Em seguida, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro, que tem a prerrogativa de vetar trechos.

Fonte: G1